sábado, 16 de agosto de 2014

WTF? - QB, WR, RB

É issae, jão, a NFL voltou [tá, é só a pré temporada, mas tá valendo] e hoje a gente continua com o WhatThe Football?o guia de Futebol Americano para Liberais, Mulheres e Brasileiros... Após conhecermos o clube do bolinha veremos o que cada jogador faz em campo [além de simplesmente correrem feito loucos e se trombarem feito... sei lá, DemolitionCar]. E para começar...


Quarterback [QB]

Encontre o QB
São jogadores de ataque [apesar de não atacarem ninguém, propriamente falando], que se acham estrelinhas por ganharem mais que os outros, namorarem belas mujeres [vide Tony Romo, Mark Sanchez e Tom Brady] e liderarem o time de ataque aos gritos ["Ah, cala essa boca e joga,Luck!" - WATT, JJ]....

É o Quarterback que chama as jogadas naquela reuniãozinha no meio do campo. Também podem ir para o no-huddle, ou seja, não fazem reunião e correm pra mesma posição, fingindo que não irão repetir a jogada. Na linha de scrimmage eles gritam coisas sem muito significado a principio [tipo nome de cidade desconhecida, nome da mulher do treinador, ou a cor favorita, tanto faz]. Há quem diga que essa técnica cansa a defesa adversária, mas ninguém pensa nos recebedores neh...
Existem vários tipos de Quarterbacks hoje em dia: Scrambler, o cara que não reparte a bola com ninguém e sai correndo como um Running Back [a gente chega lá, calma]. Kaeppernick é um bom exemplo de Scrambler [Joe Montana que o diga]. Short Thrower, o cara dos lançamentos curtos [tradução livre em footoonês], fazem jogadas com corridas logo atrás da linha defensiva adversaria, evitando lançamentos longos porque o braço não aguenta. Peyton Manning [Paton Mortoning???] é considerado o maior nesse quesito. LongThrower é o contrário, só quer se exibir, lança lá na casa do Carvalho, corre o risco de tomar um monte de interceptação, mas se destaca em Hail Marys bem sucedidas. O que mais impressionou foi Brett Favre, e o que mais foi interceptado é Tony Romo (“Mas e eu?” MANNING, Eli). E não podemos esquecer o Severino, Feijão com Arroz, Café com Leite, Faz Um Pouco de Tudo, Pau Pra Toda Obra AllRounder, que não é excepcional em nada, mas quebra o galho nas diferentes jogadas que precisa fazer. Big Ben (não o relógio) Roethlisberger é o melhor prédio do parlamento exemplo disso atualmente.

Os melhores amigos dos QBs são os caras da OL, porque apesar da inteligência, o QB não seria ninguém sem proteção (“Indireta?!” TANNEHILL, Ryan).

Usam os números 1-19.


WideReceiver [WR]

O cara que corre, pega a bola, dá olé na defesa adversária, dança, compra videogame pra galera, anda de carrão, faz comerciais pra tv, distribui bolas pra torcida, reclama com o treinador quando não recebe passes, entre outras coisas...

Esses geralmente tem que ser rápidos, ágeis e bons pegadores [a habilidade de pegar mulher não conta nesse caso]. Tem como principal função de correr, receber a bola e correr de novo, mas também podem ser usados pra correr e fazer a defesa ir em cima dele, abrindo espaço pra algum zé ninguém ter momentos de glória.

Outra função é correr pelas linhas laterais para receber o passe e sair do campo, afim de parar o relógio [tipo em Two Minute Warnings], mas  tática mais usada para se parar o relógio é droppar um passe ["Droppar é uma arte que poucos compreendem." - WELKER, Wes].
"Droppar é uma arte que poucos compreendem." - WELKER, Wes
Outro exemplo de sua polivalência é em jogadas corridas em que eles precisam correr pra enganar o defensor, bloquear o defensor [tarefa que todos eles amam fazer, #sqn], correr com a bola numa jogada corrida ["Nem vem com idéia errada, Harvin!" - LYNCH, Marshawn] e até passar a bola... [não, essa não foi zueira, da uma olhada na coleção de pato morto]. Também podem retornar kickoffs e defender quando a princesa erra o passe e é interceptado [destaque para Dez Bryant].

Tipos:Split End, serve só pra completar os 7 na linha de scrimmage [tipo o apêndice, não serve pra nada, só pra completar o espaço], e ficam em alguns casos do lado oposto do TightEnd [amiguinho sarado da OL]. Flanker, que fica o mais longe possível do QB [Peyton Manning geralmente o ignora]. De preferência mineiros, [são acostumados a comer pelas beiradas],vão só rodeando a defesaaté poder estar livre pra receber o passe. Slot Receiver geralmente sonha em ser um Flanker, mas não o é, portanto fica ali perto, admirando seu ídolo, mas não faz exatamente as mesmas funções. Se posiciona mais perto da linha ofensiva, e não corre tanto [exceto em casos de Ave Maria]. Slot Back sonham em ser TightEnd, porque são grandões, e geralmente recebem passes no meio da cozinha adversária [LUIZ, Silvio]. Só aparecem quando se usa um ataque triplo [por isso querem ser TE, pra poder aparecer mais].

Usam os números 10-19 e 80-89.


Running Back [RB]

Logo ali acima falamos do Quarterback Severino, o que tem múltiplas funções e tals... mas esse é apenas um tipo de Quarteback. Agora falemos daquele que é Quebra-Galho por profissão, não importa o seu tipo. Running Backgeralmente ficam ali olhando as backs do Quarterback [Calma, Word... essas repetições de backssão de propósito].  São considerados essenciais para o sucesso do time. A principal função é comer Sticklescorrer com a bola, mas podem receber passes também ["Nem vem com idéia errada, Lynch!" - HARVIN, Percy]. Também ajudam a proteger o quarterback [como se já não bastasse a OL], ou proteger o outro RB que está correndo. Aqui dividem-se entre Halfbacks[correm com a bola] e Fullbacks [levam porradas no lugar do Halfback].

Tipos: Scat Backs, aqueles mais encardidos de se enfrentar. São baixos, ágeis, FDP, perturbado, correm feito formiguinhas e não caem facilmente... Chris Johnson e Reggie Bush são grandes exemplos de ScatBacks. Power Back, o mais conhecido, são aqueles parrudos, mais lentos, correm em linha reta carregando todo mundo ao invés de desviar dos caras. Marshawn Lynch, Frank Gore e Adrian Peterson são os mais conhecidos [Peterson é meio que uma mistura dos dois tipos].

Usam os números 20-49


Agora que vocês conheceram os atacantes, poderão acompanhar a semana de NFL analisando os ataques, jogadores, técnicos e cheerleaders. Mas não se empolguem, porque semana que vem tem os ganhadores de campeonatos: DEEEEEEEEFEEEEEEENSEE [compartilhem se acharem a letra F]. Não perdam!



Rodrigo Bochecha sobreviveu à censura e o WTF? continua...

Um comentário: