domingo, 19 de junho de 2016

Peyton 101-3 COBERTURAS

Voltando com o Peyton 101, a coluna que vai mostrar porque o Sanchez faz tanta bagunça por onde passa...


Na última semana nós falamos de leitura de defesa. Para aprofundar o assunto, vamos ver como funciona cada tipo de cobertura. Presta atenção e façam silêncio, senão vai pra diretoria...

Cover 0

Jogada onde não há um safety no fundo do campo. A intenção dessa jogada é por pressão no QB, já que todos os jogadores que não estão marcando um atacante podem partir para a blitz. Jogadas que o QB pode usar para explorar a cover 0 são: rotas que se cruzam, pra tentar fazer com que os defensores se trombem na defesa, rotas profundas pelo meio, já que não terá nenhum safety para estragar a festa e, no caso de jogadas com muitos WR em campo, o jogo corrido, afinal a secundária vai estar toda em homem-a-homem.



Cover 1

Jogada onde apenas um safety fica no fundo do campo, enquanto os demais defensores marcam homem-a-homem. Usada normalmente em blitzes ou em marcação ao jogo corrido, já que libera o outro safety para ir para o Box (“Pit-stop?” BOCHECHA NO ESPORTE ERRADO). As melhores jogadas para esse tipo de marcação são: Rotas nas laterais, forçando o safety a escolher um lado para apoiar na marcação (já que usar rotas pelo meio do campo acabam por ajudar o safety a interceptar o passe.), e play-action, porque caso o safety caia no truque, o meio também estará livre para você passar a bola.



Uma variação no cover 1 é quando se usa alguém como robber ("Como quem?" BOCHECHA BOCHECHANDO). O robber é um jogador defensivo que marca o QB, ou seja, ele presta atenção para onde o QB está olhando assim ele tem uma ideia de para onde está indo o passe (pode ser tanto um LB quanto um Safety). A vantagem ocorre contra rotas que se cruzam, pois o robber terá de esperar o momento do passe para marcar o jogador que irá recebê-lo. A desvantagem é que você fica com os WR em marcações individuais apenas.




Cover 2

Cover 2 é um pouco mais complicado já que é a mais comum e por isso tem mais variações.Todas tem em comum os 2 safetys marcando cada um uma metade do fundo do campo. São fortes contra a maioria das jogadas ofensivas e também é forte contra o jogo corrido. Todas tem fraqueza em relação a rotas cruzadas em um dos lados do fundo do campo, corridas por fora do tackle e algum mismatch contra o TE.

Homem-a-homem:

4 jogadores partem para cima do QB, os 2 safetys marcando cada um uma metade do campo, e os demais marcando homem-a-homem. Pode-se identificar essa cobertura (com alguma chance de erro) quando você perceber que os defensores está muito próximos dos seus atacantes.



“Clássica” cover 2:

4 jogadores partem para cima do QB, os CBs marcam as laterais para impedir passes curl ou flat (vou explicar rotas depois...), 2 LBs ou quem esteja marcando o slot (também vou explicar depois...) marcam a área chamada “hash” que fica entre o meio e a lateral do campo, o LB central marca o meio do campo e por fim os safetys marcam cada um uma metade do fundo do campo.



Tampa 2:

Diferencia-se da cover 2 clássica em relação ao posicionamento do LB central. Ele irá se posicionar mais ao fundo do campo, liberando os safetys para marcar mais as laterais do campo. A tampa 2 foi criada para acabar com a falha na marcação da zona central e das laterais ao fundo do campo por ser uma área muito grande para apenas 2 jogadores marcarem. Mas a tampa 2 necessita de um ótimo MLB para que não abra um buraco no meio do campo já que o LB vai correr para o fundo.



Cover 2 com 1 robber:

Similar ao Cover 2 clássica, mas o LB central é o robber, os outros 2 LBs marcam o hash e os safetys marcam o fundo do campo.



Cover 2 com 2 robbers:

A diferença fica nos LBs, os 2 LBs laterais são os robbers e o central marca o meio do campo.



Cover 3

Consistem em ter os 2 CBs e um safety marcando o fundo do campo em 3 zonas iguais, enquanto 2 jogadores marcam o hash e 2 jogadores marcam as laterais (Curl/flat). 



É uma jogada forte contra big plays por ter 3 jogadores marcando o fundo do campo, é segura contra o jogo corrido por ter um safety no box. É fraca contra rotas que cortam para o meio do campo, contra Hail Mary (afinal tem 4 recebedores correndo para o fundo do campo contra 3 defensores), corrida para o lado onde não está o safety e passes curtos para a lateral.


Quarters-quarters-half

Muito utilizada para conter passes longos, consiste num safety marcar metade do fundo do campo, enquanto o outro safety divide a outra metade com um CB. A vantagem consiste em um dos CB poder fazer o bump em um dos receiver sem ter que se preocupar em marcar o fundo do campo, podendo fazer com que esse receiver erre a rota. A fraqueza fica por conta de passes curtos pelas laterais e o uso de jogadores no lado em que terá apenas um safety marcando metade do campo.



Cover 4

Jogada em que os CBs e Safetys dividem o campo em 4 partes iguais. É usada para evitar passes longos, sendo fraca contra corrida, passes curtos e rotas que se cruzam no fundo do campo (por poder confundir os marcadores).



Bonus: Zone Blitz

Jogada que engana o ataque usando um LB na blitz enquanto a secundaria faz a cobertura (normalmente uma cover 3) e os outros LBs protegem passes curtos. É fraca contra play-actions (por atrapalhar a blitz), screen-pass, e passes para o TE (já que ele será marcado por um linha defensiva).



Agora que você acha que está sabendo tudo, é hora de ir praticar no seu Madden. Na próxima aula, vamos explicar o front seven. Falei que o negócio era longo...



Varollo, o rei do fogo amigo no Dragon Age.

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