terça-feira, 5 de agosto de 2014

WTF? - Regras

Você é daqueles que assiste Futebol Americano na TV e não entende paçocas do que tá vendo? Relaxa, que a gente te entende. Por isso nós criamos o WTF? (calma, mente suja, é só a abreviação de What The Footbal?), o guia Footoons de Futebol Americano. 


Mas heim???


Se você está cansado de não entender m$%ä nenhuma que acontece no FA (afinal, pra quê aqueles chutões, montinhos e comemorações por jogadas que não deram em nada?), calma que agora explicaremos como é que se joga essa coisa (na minha modesta opinião, uma explicação humilhantemente melhor que a Wikipédia).






O básico do básico
O Futebol Americano é disputado num campo de 120 jardas (109,7m) por 53,3 jardas (48,7m), com marcações a cada jarda (1jd=0.9144m) e duas áreas de 10 jardas ao fundo de cada lado do campo, chamadas de Endzone (no caso ao lado as coloridas de azul).
O jogo é disputado com 11 jogadores para cada lado (mais explicações depois), tem uma hora de duração, dividida em 4 quartos de 15 minutos cada, com mudanças de lados do campo a cada quarto. É iniciado quando um time chuta a bola (o Kickoff) e o outro time tem o objetivo de chegar ao outro lado do campo.

O básico (que já é meio complicado)
Para avançar a equipe que iniciará o drive (como é chamada a série de jogadas da equipe ofensiva) tem 4 chances (ou Downs) para ultrapassar 10 jardas (9,14m). 
Se o time obtiver sucesso, ele conquista o chamado 1st Down (não marca pontos) e recebe novas 4 chances para passar outras 10 jardas. Se não conseguir avançar nas 4 chances o time adversário recebe a bola no mesmo ponto em que o outro time parou. Por isso, ao chegar na 4ª chance, as equipes preferem chutar a bola (Punt), forçando o outro a começar seu drive do outro lado do campo, mais longe do Touchdown (a gente chega lá).

Resumindo: Se no 1º down (1st & 10) o time avançar 2 jardas, no 2º down (2nd & 8) ele só precisará avançar 8 jardas. Caso o time perca 5 jardas no 2º down, no 3º (3rd & 13) ele precisará avançar 13 jardas (8+5).

Jogadas
O início de cada jogada (quando o Center passa a bola para o Quarterback, ou para outro jogador no caso de engraçadinhos) é chamado de ’’Snap’’, e a partir desse ponto o time tem 2 opções: O jogo aéreo ou o jogo corrido.
O jogo aéreo ocorre quando o Quarterback faz um passe para frente, estando atrás da linha de scrimmage (aquela linha azul do Madden, visto que a linha amarela é chamada de linha do down), e um recebedor agarra a bola. Caso o recebedor não consiga segurar a bola é considerado passe incompleto, e a jogada recomeça com o down perdido (ex: se for uma 1ª para 10, a próxima jogada será uma 2ª para 10). Se um jogador adversário pegar a bola no ar é considerado interceptação e a posse da bola vai para outra equipe (“CHUPA QB!!!!!!!!!” – PASSE, quem quer que intercepte o).

O jogo corrido ocorre quando o Quarterback corre com a bola, ou entrega para outro jogador atrás da linha de scrimmage, na tentativa de avançar correndo. Nesse caso, se a bola cair no chão, ocorre o Fumble e a bola é de quem pegar primeiro (por isso o montinho, para ver se matam quem pegar a bola).

Quando um jogador está com a bola (seja por passe ou por jogo corrido) a jogada só é considerada terminada quando esse jogador encosta o joelho no chão e é tocado por um jogador adversário (normalmente ele é atirado ao chão pelo adversário, o famoso tackle), ou quando ele sai pelas laterais do campo.

Formas de pontuar
Field Goal: Quando um time chega ao 4º down e está próximo à Endzone, eles podem optar por tentar um fieldgoal, que se resume a chutar por cima da trave amarela no final do campo (“Aah, é para isso que ela existe!” – SUPER BOWL, brasileiro assistindo à). São marcados 3 pontos pelo fieldgoal.
Toutchdown: Acontece quando um time faz uma parte da bola passar para a Endzone. São marcados 6 pontos para o time, e ele tem direito ao ponto extra.

Ponto Extra: É uma jogada feita após o touchdown da linha de 2jd, onde o time tem uma chance pra marcar a pontuação extra. Caso resolva chutar, o time ganha 1pt. Mas se o time conseguir atravessar a endzone novamente (como um mini-touchdown) ganha 2 pts.
Safety: Quando o jogador de ataque é derrubado na sua própria Endzone (gol contra???). São marcados 2 pontos para o time que estava defendendo e esse time recebe a bola via chute para a "casa do bochecha" (chamado de safety punt).


Faltas (Sim, elas existem!!!!!!)
Faltas do ataque:
False start (5 jardas): Quando um jogador se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada (no caso da linha ofensiva praticamente qualquer movimento é false start, enquanto que para os outros só ocorre se eles passarem a linha de scrimmage, o que nos leva a outra infração).
Infração da zona neutra (5 jardas): Zona neutra é a área entre os dois times na hora do snap. Quando um jogador passa a linha de scrimmage. (obs: essa falta não se soma ao false start, portanto ou é false start ou é infração da zona neutra).
Movimento ilegal (5 jardas): Quando mais do que um jogador está em movimento no momento do snap.
Ilegal Formation (5 jardas): Quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage (aí você me pergunta: “mas não tem 11 jogadores Varollo?” Tem, mas os outros 4 ficam pelo menos 1jd atrás da linha de scrimmage.)
Delay of Game (5 jardas): Quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada antes do snap. (25 segundos nos inícios de drive, 40 segundos a partir do término da jogada anterior, 1 minuto em caso de pedido de tempo.)
Recebedor não elegível (5 jardas): Um jogador de linha ofensiva não é elegível (apto) para receber o passe, exceto quando o quarterback comunica ao juiz que o jogador em questão irá se posicionar como recebedor.
Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down): Quando o passe frontal é feito à frente da linha de scrimmage, ou quando é realizado um segundo passe à frente na mesma jogada.
Holding (10 jardas): Quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio (falei bonito, não?). Em outras palavras, acontece quando você segura o adversário que não está com a bola. Nesse caso você só pode bloquear  empurrando o adversário.
Bloqueio ilegal (15 jardas): Quando há um bloqueio ilegal por trás ou abaixo da linha dos joelhos.
Clipping (15 jardas): Quando o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira ou carrinho).
Interferência no passe ofensivo (10 jardas): Quando há interferência do jogador de ataque em uma interceptação iminente (já sei, você não entendeu nada). No caso de um passe os recebedores e defensores só podem ter contato pelas 5jd iniciais (a Mel BlountRule), após essas 5jd qualquer contato é marcado interferência de passe (ofensivo ou defensivo), salvo contato involuntário quando os jogadores tentam alcançar a bola.


Intentional Grounding (10 jardas e perda de um down): Quando o quarterback faz um passe frontal com clara intenção de se livrar da bola dentro do pocket (a área onde a linha ofensiva está bloqueando os defensores), isso sem visar um recebedor em potencial. As exceções são quando o quarterback está fora do pocket e lança a bola além da linha de firstdown, quando o quarterback faz um passe frontal enquanto está recebendo contato de um defensor (tenta lançar uma bola recebendo contado do Ray Lewis e me conta se você acertou) e quando ele está dentro do pocket e lança a bola no chão para parar o tempo (spikeball).

Faltas da defesa:
Offside (5 jardas): Quando o jogador da defesa invade a zona neutra na hora do snap.
Encroachment (5 jardas): Quando o jogador de defesa toca um jogador de ataque antes do snap.
Running into the kicker (5 jardas): Quando um defensor faz um tackle  sobre o kicker após o chute, estando ele sem a posse de bola.
Pass Interference: Igual à interferência de ataque, só que cometida pelo defensor.
Agressão ao punter (15 jardas): Quando o punter sofre contato depois de ter feito o punt.
Roughing the passer (15 jardas): Quando o quarterback é tocado depois do passe.

Faltas que ocorrem tanto no ataque quanto na defesa:
Demasiados jogadores em campo (5 jardas): Preciso explicar?

Face Mask (15 jardas): O jogador agarra o outro pela grade do capacete. Pela grande possibilidade de lesão no pescoço, é proibido e com punição de 15jd.
Falta pessoal (15 jardas): Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador (sim, expulsões também acontecem).
Unnecessary Roughness (15 jardas): Agressão física desnecessária contra o oponente (golpes permitidos somente no UFC, tackles depois que a jogada terminou, etc). Também se aplica a colisões capacete-capacete em jogadores indefesos.
Quando a quantidade de jardas aplicadas à falta for superior a distancia da endzone do time que cometeu a falta, a bola é posicionada na metade da distancia a endzone (ex: 3ª pra endzone na linha de 4jd, offside da defesa, ao invés de voltar 5 e sair da -1jd, que já seria dentro da endzone, você volta metade da distância pra, no caso, 2 jd).
Existem mais faltas, mas elas são coisas mais específicas, e o Paulo Antunes [ESPN] ou Marcelo Ferrantini [E+I] vai explicar no momento que acontecer.
Eai, ta mais fácil agora? Como falado, o WTF? é um guia mais simplificado, para você ir entendendo ao longo da pré-temporada. Mas ainda não acabou não: ao longo desse mês de agosto o Bochecha vai falar sobre as posições sexuais e funções de cada jogador, desde os atacantes e defensores até os especialistas. Não vá perder...

Rodrigo Varollo acha mais fácil explicar FA do que a regra do impedimento do soccer...

                

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