Você é daqueles que assiste Futebol Americano na TV e não entende paçocas do que tá vendo? Relaxa, que a gente te entende. Por isso nós criamos o WTF? (calma, mente suja, é só a abreviação
de What The Footbal?), o
guia Footoons de Futebol Americano.
Mas heim??? |
Se você está cansado de não entender m$%ä nenhuma que acontece no FA (afinal, pra quê aqueles chutões, montinhos e comemorações por jogadas que não deram em nada?), calma que agora explicaremos como é que se joga essa coisa (na minha modesta opinião, uma explicação humilhantemente melhor que a Wikipédia).
O básico do básico
O básico do básico
O
Futebol Americano é disputado num campo de 120 jardas (109,7m) por 53,3 jardas
(48,7m), com marcações a cada jarda (1jd=0.9144m) e duas áreas de 10 jardas ao
fundo de cada lado do campo, chamadas de Endzone (no caso ao lado as coloridas
de azul).
O jogo
é disputado com 11 jogadores para cada lado (mais explicações depois), tem uma
hora de duração, dividida em 4 quartos de 15 minutos cada, com mudanças de lados
do campo a cada quarto. É iniciado quando um time chuta a bola (o Kickoff) e o
outro time tem o objetivo de chegar ao outro lado do campo.
O
básico (que já é meio complicado)
Para
avançar a equipe que iniciará o drive (como é chamada a série de jogadas da
equipe ofensiva) tem 4 chances (ou Downs) para ultrapassar 10 jardas (9,14m).
Se o time obtiver sucesso, ele conquista o chamado 1st
Down (não marca pontos) e recebe novas 4 chances para passar outras 10 jardas.
Se não conseguir avançar nas 4 chances o time adversário recebe a bola no mesmo
ponto em que o outro time parou. Por isso, ao chegar na 4ª chance, as equipes
preferem chutar a bola (Punt), forçando o outro a começar seu drive do outro
lado do campo, mais longe do Touchdown (a gente chega lá).
Resumindo:
Se no 1º down (1st & 10) o time avançar 2 jardas, no 2º down (2nd & 8)
ele só precisará avançar 8 jardas. Caso o time perca 5 jardas no 2º down, no 3º
(3rd & 13) ele precisará avançar 13 jardas (8+5).
Jogadas
O
início de cada jogada (quando o Center passa a bola para o Quarterback, ou para
outro jogador no caso de engraçadinhos) é chamado de ’’Snap’’, e a partir desse
ponto o time tem 2 opções: O jogo aéreo ou o jogo corrido.
O jogo
aéreo ocorre
quando o Quarterback faz um passe para frente, estando atrás da linha de
scrimmage (aquela linha azul do Madden, visto que a linha amarela é chamada de
linha do down), e um recebedor agarra a bola. Caso o recebedor não consiga
segurar a bola é considerado passe incompleto, e a jogada recomeça com o down
perdido (ex: se for uma 1ª para 10, a próxima jogada será uma 2ª para 10). Se
um jogador adversário pegar a bola no ar é considerado interceptação e a posse da bola
vai para outra equipe (“CHUPA QB!!!!!!!!!” –
PASSE, quem quer que intercepte o).
O jogo
corrido ocorre
quando o Quarterback corre com a bola, ou entrega para outro jogador atrás da
linha de scrimmage, na tentativa de avançar correndo. Nesse caso, se a bola cair no chão, ocorre o Fumble e a bola é de quem pegar primeiro (por
isso o montinho, para ver se matam quem pegar a bola).
Quando
um jogador está com a bola (seja por passe ou por jogo corrido) a jogada só é
considerada terminada quando esse jogador encosta o joelho no chão e é tocado
por um jogador adversário (normalmente ele é atirado ao chão pelo adversário, o
famoso tackle), ou quando
ele sai pelas laterais do campo.
Formas
de pontuar
Field
Goal: Quando um time chega ao 4º down e está próximo à Endzone, eles
podem optar por tentar um fieldgoal, que se resume a chutar por cima da trave
amarela no final do campo (“Aah, é para isso que ela existe!” – SUPER BOWL,
brasileiro assistindo à). São marcados 3 pontos pelo fieldgoal.
Toutchdown:
Acontece quando um time faz uma parte da bola passar para a Endzone. São
marcados 6 pontos para o time, e ele tem direito ao ponto extra.
Ponto
Extra: É uma jogada feita após o touchdown da linha de 2jd, onde o
time tem uma chance pra marcar a pontuação extra. Caso resolva chutar, o time
ganha 1pt. Mas se o time conseguir atravessar a endzone novamente (como um
mini-touchdown) ganha 2 pts.
Safety:
Quando o jogador de ataque é derrubado na sua própria Endzone (gol contra???). São marcados 2
pontos para o time que estava defendendo e esse time recebe a bola via chute
para a "casa do bochecha" (chamado de safety punt).
Faltas
(Sim, elas existem!!!!!!)
Faltas
do ataque:
False
start (5 jardas): Quando
um jogador se move antes do snap de uma maneira que simula o início
da jogada (no caso da linha ofensiva praticamente qualquer movimento é false
start, enquanto que para os outros só ocorre se eles passarem a linha de scrimmage,
o que nos leva a outra infração).
Infração
da zona neutra (5 jardas): Zona neutra é a área entre os dois times
na hora do snap. Quando um jogador passa a linha de scrimmage. (obs: essa falta
não se soma ao false start, portanto ou é false start ou é infração da zona
neutra).
Movimento
ilegal (5 jardas): Quando
mais do que um jogador está em movimento no momento do snap.
Ilegal
Formation (5 jardas): Quando
há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage (aí você me pergunta: “mas não
tem 11 jogadores Varollo?” Tem, mas os outros 4 ficam pelo menos 1jd atrás da
linha de scrimmage.)
Delay of
Game (5 jardas): Quando
se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada antes do snap. (25
segundos nos inícios de drive, 40 segundos a partir do término da jogada
anterior, 1 minuto em caso de pedido de tempo.)
Recebedor
não elegível (5 jardas): Um
jogador de linha ofensiva não é elegível (apto) para receber o passe, exceto
quando o quarterback comunica ao juiz que o jogador em questão irá se
posicionar como recebedor.
Passe
em frente ilegal (5 jardas e perda de down): Quando o passe frontal é feito à frente da
linha de scrimmage, ou quando é realizado um segundo passe à frente na mesma
jogada.
Holding
(10 jardas): Quando
há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio (falei bonito, não?). Em outras
palavras, acontece quando você segura o adversário que não está com a bola.
Nesse caso você só pode bloquear empurrando o adversário.
Bloqueio
ilegal (15 jardas): Quando
há um bloqueio ilegal por trás ou abaixo da linha dos joelhos.
Clipping (15
jardas): Quando
o bloqueador derruba o defensor pelas pernas (rasteira ou carrinho).
Interferência
no passe ofensivo (10 jardas): Quando
há interferência do jogador de ataque em uma interceptação iminente (já sei,
você não entendeu nada). No caso de um passe os recebedores e defensores só
podem ter contato pelas 5jd iniciais (a Mel BlountRule), após essas 5jd
qualquer contato é marcado interferência de passe (ofensivo ou defensivo),
salvo contato involuntário quando os jogadores tentam alcançar a bola.
Intentional Grounding (10
jardas e perda de um down): Quando
o quarterback faz um passe frontal com clara intenção de se livrar da
bola dentro do pocket (a área onde a linha ofensiva está bloqueando os
defensores), isso sem visar um recebedor em potencial. As exceções são quando
o quarterback está fora do pocket e lança a bola além da linha
de firstdown, quando o quarterback faz um passe frontal enquanto está
recebendo contato de um defensor (tenta lançar uma bola recebendo contado do
Ray Lewis e me conta se você acertou) e quando ele está dentro
do pocket e lança a bola no chão para parar o tempo (spikeball).
Faltas
da defesa:
Offside (5
jardas): Quando
o jogador da defesa invade a zona neutra na hora do snap.
Encroachment (5
jardas): Quando
o jogador de defesa toca um jogador de ataque antes do snap.
Running into the kicker (5
jardas): Quando
um defensor faz um tackle sobre o kicker após o chute, estando ele
sem a posse de bola.
Pass Interference: Igual à interferência de
ataque, só que cometida pelo defensor.
Roughing the passer
(15 jardas): Quando
o quarterback é tocado depois do passe.
Faltas
que ocorrem tanto no ataque quanto na defesa:
Demasiados
jogadores em campo (5 jardas): Preciso explicar?
Face
Mask (15 jardas): O
jogador agarra o outro pela grade do capacete. Pela grande possibilidade de
lesão no pescoço, é proibido e com punição de 15jd.
Falta pessoal (15 jardas): Quando um jogador faz algo que não é permitido, como uma violação flagrante de uma regra, ou uma falta por causa de provocação do jogador adversário ou até mesmo com um comportamento que, segundo a liga, não condiz com a conduta de um profissional. A falta pode ser uma penalização de 15 jardas ou até mesmo a expulsão do jogador (sim, expulsões também acontecem).
Unnecessary Roughness
(15 jardas): Agressão
física desnecessária contra o oponente (golpes permitidos somente no UFC,
tackles depois que a jogada terminou, etc). Também se aplica a colisões
capacete-capacete em jogadores indefesos.
Quando
a quantidade de jardas aplicadas à falta for superior a distancia da endzone do
time que cometeu a falta, a bola é posicionada na metade da distancia a endzone
(ex: 3ª pra endzone na linha de 4jd, offside da defesa, ao invés de voltar 5 e
sair da -1jd, que já seria dentro da endzone, você volta metade da distância
pra, no caso, 2 jd).
Existem
mais faltas, mas elas são coisas mais específicas, e o Paulo Antunes [ESPN] ou Marcelo Ferrantini [E+I] vai explicar no momento que acontecer.
Eai, ta
mais fácil agora? Como falado, o WTF? é um guia mais simplificado, para você ir
entendendo ao longo da pré-temporada. Mas ainda não acabou não: ao longo desse
mês de agosto o Bochecha vai falar sobre as posições sexuais e funções de cada jogador, desde os
atacantes e defensores até os especialistas. Não vá perder...
Rodrigo Varollo acha mais fácil explicar FA do que a regra do
impedimento do soccer...
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